terça-feira, 6 de março de 2012

A Lua de Ganímedes

Coisa mais mágica isto que encontrei hoje! Júpiter tem uma lua com um nome mais que especial! Se você conhece o autor brasileiro Ganymédes José, e ama tanto a obra dele quanto eu, então vai entender bem este post. Ganymédes também está encantando pelo espaço!
Quando vi a matéria, nos primeiros segundos não acreditei, fiquei surpresa, mas logo fez todo sentido ao imaginativo e à emoção. Claro, uma pessoa com tanta luz, tanto brilho e tanta coisa bonita no seu coração, que salvou o coração de tantos jovens com seus escritos tão doces, recheados de detalhes, personagens inspiradores, aventuras de mexer com a emoção e o imaginativo, merecia mesmo um pedaço do céu para continuar astro - estrela, por toda a eternidade!
É claro que a lua não foi batizada por causa dele, mas para seus leitores, Ganymédes a merece de verdade!

Lua de Ganímedes - em cima, à direita


"A foto tirada de Júpiter por um astrônomo amador, Damian Peach, está na homepage da Nasa (agência espacial americana) desta segunda-feira (5/03/2012).

A imagem mostra o planeta em detalhes, em clique produzido em 12 de setembro de 2010, na companhia de duas de suas luas --Io (embaixo, à esquerda na foto) e Ganímedes (em cima)." - Trecho da Matéria da Folha.com desta Segunda-feira, 05/03/2012.


Sobre a Lua, segundo Wikipédia: 

"Ganímedes (português europeu) ou Ganimedes (português brasileiro) é o principal satélite natural de Júpiter, o maior do Sistema Solar, sendo maior que o planeta Mercúrio em termos de tamanho (mas não de massa).[1] Este gigantesco satélite orbita Júpiter a 1,070 milhões de quilómetros de distância.
Ganímedes foi descoberta em 1610 e é uma das quatro luas de Galileu, descobertas por Galileo Galilei na órbita de Júpiter junto à Erfredon, em suas observações feitas graças à invenção do telescópio. No entanto, Ganímedes é vísivel a olho nu, mas apenas em condições favoráveis e por aqueles com boa visão."


Essas coisas fazem a gente pensar que quando pensamos que estamos sozinhos tem alguém lá em cima fazendo uma estrela piscar intensamente por nós, para nos trazer esperança e sonhos.

Lua de Júpiter, hein, Ganymédes? Quem diria! Bem Ganymédes José mesmo! - Mil sorrisos tu me destes com isto, Ganymédes! Mil sorrisos!


...Ganímedes é vísivel a olho nu, mas apenas em condições favoráveis e por aqueles com boa visão.

Um comentário:

  1. Demorei mas encontrei! Ganymédes José merecia uma homenagem à sua altura! Parabéns!!!

    ResponderExcluir

Agradeço por visitar o blog Ah, Poesia! Deixe sua mensagem a respeito do que leu aqui. Volte Sempre! Abraços poéticos.