segunda-feira, 15 de julho de 2013

Dia do Homem, 15 de Julho

Image from: sxc.hu

Dia do Homem

Jacqueline Collodo Gomes

Alguém postou uma imagem muito bonita nas redes sociais em homenagem ao Dia do Homem, que é hoje, 15 de Julho, e eu procurei e não a encontrei mais para poder compartilhá-la, mas tenho algumas palavras que gostaria de dividir acerca desta data.
Crescer é difícil para todos. Não são as roupas, a maquiagem, os músculos, que determinam se uma moça é de verdade uma mulher, ou se um rapaz é de verdade um homem. Não é ter um registro em carteira, deixar a barba crescer, usar salto alto, que determina que crescemos. Tem esta coisa chamada "atitudes e caráter que correspondam à sua idade", assumir-se adulto - isso sim faz identificarmos quem seguiu junto com os anos, e quem ficou parado ilusoriamente na casa dos vinte e poucos.
É difícil na prática, mas o bonito é crescer! Da mesma forma como é bonito ver uma muda se tornar uma árvore, também é bonito ver uma pessoa atingir os ápices de sua existência, e se tornar como deve ser.
Se você, homem, que está lendo isso, consegue se propôr esse desafio de crescimento diariamente, e é um orgulho para as pessoas que estão ao seu redor por este feito, família, amigos, esposa, namorada, parabéns por este dia! Fica aqui uma singela homenagem, e que você nunca recue, pois a vida, e as pessoas ao seu redor, precisam do que você precisa ser e se tornar a cada dia!
Porque, não sustentar sua idade, bancar o "tiozão", ter mais de trinta anos e se comportar como se ainda estivesse na faixa dos vinte anos, é contar uma mentira diária pra si mesmo, é deixar de se construir como ser existencial, de construir uma vida pra você; é, de fato, se desconstruir e a sua própria imagem. Você não vai ter boa aparência e ser viril para sempre. Tem coisas muito mais valiosas do que jogar tudo em alguns segundos de impulso e prazer do corpo, que o dinheiro não vai poder comprar pra você, quando você se der conta da importância e grandeza delas e de que nada pode substitui-las, e nem os anos se retrocederem para a correção das atitudes e escolhas que te tiraram tudo o que você poderia se tornar. O tempo não volta. Assuma-se! Seja homem, não impulso jogado ao vento, peso, desgosto e infelicidade na memória e nas costas dos outros; uma pessoa em que, no futuro, ninguém se compraza da companhia. Afinal, o tempo já passou! Quantas coisas de quando você era mais novo já nem existem mais! As árvores continuam crescendo. Não fique estacionado mentalmente e emocionalmente em quando você tinha esta idade fixada, já a tanto passada! Seja homem! Torne-se homem!

"Tudo o que fora definido na existência tem a importância de ser, na existência."

15/07/2013, 16:15.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço por visitar o blog Ah, Poesia! Deixe sua mensagem a respeito do que leu aqui. Volte Sempre! Abraços poéticos.